localhost x servidor linux

Esse mês eu finalizei meu primeiro modulo, sem ser baseado em nenhum outro. Foi um modulo de geração de keys. Durante o mês de setembro eu vou fazer um post de criação de módulos, provavelmente ele terá mais de 1 parte, talvez 3.

Mas o post é sobre desenvolver no localhost e colocar no ar em servidor linux. Eu faço todo o meu desenvolvimento utilizando o Xamp (ou wamp) e meu sistema operacional é Windows. E quando vou subi para o servidor é linux. O que isso pode acarretar de erros?

Tive vários erros devido a essa mudança de SO, o mais critico deles foi nomenclatura de pastas. Por ex, em algum momento do meu modulo eu  dou um include, em um arquivo “media/minha_pasta/arquivo.php”. Localmente, pelo meu sistema operacional ser windows eu tenho que usar “media\\minha_pasta\\arquivo.php” Então, preste bem atenção nesses detalhes antes de subir.

Outro conflito que eu tive foi em relação a nomenclatura de pastas e classes.

Para o windows “mariana” é igual a “mariAna”, mas para o linux não é. Coloque nome de pastas sempre em letras minusculas.

No caso de classe, é um pouco mais complicado, pois não é o linux ou o windows que geram conflitos, o próprio Magento não se da muito bem com classes com letra maiúscula no meio de seu nome. Por ex.: “geracaoDeChaves” não é algo que o Magento entende perfeitamente, e pode gerar muitos conflitos durante sua aplicação. Para garantir um ótimo funcionamento ideal é que seja tudo em minusculo.

 

Anúncios

5 responses to this post.

  1. Olá Mariana! Gostei do seu blog, tem artigos interessantes, principalmente pra quem está começando no Magento (como eu). Uma dica de quem é de Infraestrutura, se você ainda não conhece esse recurso, sugiro a você criar um ambiente virtual de teste utilizando uma aplicação de virtualização de sistema na sua máquina, como o Virtualbox ou VMWare, com isso você cria uma máquina virtual e nele pode instalar qualquer SO, inclusive Linux, sem impactar na sua instalação Windows atual, tudo na mesma máquina!
    Qualquer dúvida, é só perguntar.
    Sucesso!

    Responder

  2. Bom dia,
    Estamos com um problema no painel do Magento.
    Os produtos no painel estão configurados como “em estoque” porém no home, para visualização dos produtos está aparecendo como esgotado, já tentamos de tudo e nada, pois não são todos os produtos, apenas alguns, sem uma sequencia lógica do que pode estar acontecendo.
    Não estamos encontrando em nenhum lugar o que possa ter acontecido, será que você poderia me ajudar?

    No aguardo.

    Bruna Ensides

    Responder

    • Posted by Mariana Dutra on 17 de junho de 2014 at 2:22 pm

      Olá Bruna, com certeza tem algo faltando nas suas configurações. É complicado eu te ajudar assim, te aconselho a buscar links na internet sobre todos os passos necessários para um produto ficar esgotado. Vocês esqueceu algum passo.

      Responder

  3. Posted by Raphael Pereira on 29 de dezembro de 2016 at 11:13 pm

    Boa noite! você pode trabalhar com a constante DIRECTORY_SEPARATOR que para linux retorna / e para windows retorna \\, é trabalhoso, mas não tem que ficar trocando após o termino do projeto e implementação em outro ambiente.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: