Layout e template do Magento

Os arquivos de layout são os arquivos XML..

Gosto muito da analogia que o André GuGliotti faz em relação ao magento e ao jogo de LEGO, onde ele diz que o os arquivos xmls são os responsáveis por mudarem as peças de lego de lugar e os CSS de mudarem os formatos da peça de lego.

Percebi, em códigos que vejo e analiso, que nem tudo é melhor ser feito somente com CSS e XMl, as vezes é necessário, e válido, fazer modificações nos arquivos de template  (phtml).

Por ex.: Uma coisa que me aconteceu durante os meus treinamentos de Magento, foi uma tarefa que o André me passou de criar um tema novo. Não tive tempo de finalizar por completo a tarefa, mas as duvidas me surgiram e saberia fazer o tema inteiro hoje. Não fiz ainda por falta de tempo.

O tema continha no “header”: um menu, uma imagem do carrinho, uma busca, e uma linha que dividia o  topo do resto da pagina.

Porém no menu novo o fundo com a linha era feita com imagem (marcado em vermelho na imagem a cima, era uma repetição horizontal), enquanto que no meio era feito com border no CSS.E essa foi uma solução que eu fiz com “medo” de alterar os phtml. Eu tinha (na verdade, ainda tenho um pouco) a ideia de que deve sempre evitar ao máximo duplicar (pq não é alterar) os phtmls.

Mas o meu lado “programadora, desenvolvedora web” falou mais alto, será que isso era o correto?

Porque dessa forma, a altura das laterais que seriam fixas (por ser uma imagem) poderiam ficar diferentes do centro do menu (que era uma border). O que faria com que quando algo novo entrasse no header, o menu iria descer, aumentaddo sua altura, mas a altura da lateral continuaria a mesma, fazendo com que o layout da pagina quebrasse. Sendo péssimo, para uma manutenção ou mudança de detalhes no tema… Claro que esse é um exemplo super pequeno, seria muito mais simples continuar com a ideia da imagem para uma loja pequena, que dificilmente iria alterar a altura do menu.. mas, me surgiu a curiosidade do “como fazer” do outro modo?

No meu ponto de vista (que isso fique bem claro, que é uma opinião pessoal), quando sentir necessidade de mexer em PHTML eu acho que é válido.

Não tente arrumar/modificar todo um tema usando apenas css, pode ser prático agora, mas para qualquer modificações futuras podem acontecer problemas que mais horas serão gastas para arrumar.

Analise antes a mudança, e veja se ela vai ser possível apenas com css e xml, e se for ÓTIMO. Mas, caso não seja, mexa nos phtmls, será mais fácil do que fazer alternativas para que utilize somente CSS.

Essa ainda é uma dúvida que tenho. Qual o impacto de mexer em phtml? É melhor mesmo? Eu acredito que o impacto seja igual, ou talvez um pouco maior que mexer em arquivos de layout (xml), mas não posso afirmar com certeza. Isso só poderá afirmar depois que começar a pegar trabalhos mais práticos em layout.

Imagem do ppt do André Gugliotti (para visualizar o ppt completo, clique aqui)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: